domingo, 9 de junho de 2013

Mitos diários

Oiiii galeraa!!!
Hoje eu vou começar com um tipo de mitos diários, todos os dias (vou tentar) vou postar um mito da mitologia grega para vocês. Hoje vai ser o meu mito favorito, de Leto Ártemis e Apolo.
Na mitologia grega, Leto (grego clássico Λητώ, Lētṓ, dórico Λατώ, Lato, possivelmente relacionado ao lício lada, "senhora", "mulher"), chamada Letun pelos etruscos e Latona pelos romanos, é filha dos titãs Ceos e Febe e irmã de Astreia e Ortígia. Com Zeus, Leto foi mãe dos gêmeos Apolo e Ártemis.
Engravidada por Zeus e sentindo aproximar-se a hora do parto, Leto percorreu o mundo inteiro em busca de um local onde pudessem nascer os gêmeos Apolo e Ártemis. Temendo a cólera de Hera, que proibiu a Terra de acolher a parturiente, nenhuma região ousou recebê-la. Então, a flutuante e estéril ilha de Ortígia, por não estar fixada em parte alguma, não tendo o que temer por não pertencer à Terra, abrigou a amante de Zeus. Abraçada a uma palmeira, a deusa, contorcendo-se em dores, esperou nove dias e nove noites pelo nascimento, porque Hera, encolerizada, retivera no Olimpo a Ilítia, deusa do parto. As demais deusas, tendo à frente Atena, decidiram enviar Íris ao Olimpo com um presente irrecusável para Hera: um colar de fios de ouro e âmbar entrelaçados com mais de três metros de comprimento. Comovida, a deusa consentiu que Ilítia descesse à ilha. De joelhos, junto à palmeira, Leto deu à luz primeiro a Ártemis e depois, com ajuda desta, a Apolo. Vendo os sofrimentos pelos quais passara sua mãe, Ártemis jurou jamais casar-se. Agradecido a Ortígia, Apolo fixou-a no centro do mundo grego e mudou-lhe o nome para Delos, "a brilhante".
Apolo e Ártemis jamais pouparam esforços em defender Leto e vingar-lhe as injúrias sofridas. Por ela, mataram todos os filhos de Níobe, que se vangloriou de ter tido uma prole muito mais numerosa. Liquidaram igualmente a flechadas o gigante Títio, que tentou violentá-la. Também para desagravá-la, Apolo matou a serpente Píton, apossando-se assim do Oráculo de Gaia em Delfos.

                              TCHAU MEIO-SANGUES, BEIJOCAS COM SABOR DE NÉCTAR!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário